Iniciativa


lawyer

Você já percebeu que a quantidade de pessoas que reclamam da vida, trabalho e rotina costuma ser proporcional ao número de gente acomodada que não tem nem um pouco de iniciativa?

Sabe aquele seu colega que não faz nada além do necessário? Pois é, para ele, com certeza, o trabalho, chefe e salário são uma porcaria. E aquele vizinho que vive reclamando do síndico e da vizinhança, mas que jamais se prontificou a fazer algo para ajudar no condomínio?

É provável que você tenha lembrado de muita gente e deve ter percebido, inclusive, que você também se enquadra, muitas vezes, nesse grupo de que reclama, porém não faz nada para mudar. Isso se chama falta de iniciativa.

São vários os motivos que a provocam. Pode ser falta de coragem, ou seja, por confiar pouco em si você tem medo de agir. Também existe a possibilidade de ser pura preguiça, afinal a iniciativa dá trabalho.

No entanto, a falta de iniciativa geralmente acontece porque nos acomodamos com a rotina. A maioria das pessoas tem um dia-a-dia agitado e nessa correria não faz nada além do que lhe é exigido. Assim, faz tudo automaticamente e, freqüentemente, deixa de fazer.

Veja algumas dicas para evitar que a iniciativa seja bloqueada pela rotina:

•    Não adie. O melhor tempo para fazer o que precisa ser feito é o presente.
•    Priorize seu trabalho, executando o que é mais importante primeiro.
•    Não espere que outros façam o movimento inicial. Dê o primeiro passo sempre que algo precisar ser realizado.
•    Não fique olhando de fora, participe dos acontecimentos.
•    Aproveite as oportunidades.

Independentemente do motivo pelo qual você não tem sido uma pessoa com iniciativa, lembre-se de que isso pode custar caro. Talvez seja exatamente essa atitude que falta para que você conquiste os resultados que busca, a vida melhor que deseja ou o reconhecimento que almeja.

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
http://www.motivaonline.com.br





Início Formação Livros


Design by Webdesignerlab